quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Lição de vida"





Durante a caminhada de hoje comecei a observar as pessoas e lembrei de uma amiga que entende de vida e de ser humano como ninguém. Um dia ela me disse que estava sentada na Praça observando as pessoas. Elas vem e vão, algumas cantam , outras flutuam que nem parece que estão neste mundo, outras andam sorrindo e a maioria olha pra baixo com um ar sério e o semblante extremamente preocupado. E observando toda essa multidão ela viu uma mulher na cadeira de rodas e ficou impressionada ao ver quem levava ou empurrava essa cadeira: um cego.. Isso é lindo, e foi uma das coisas mais lindas que já ouvi esse ano, até agora.
O ser humano juntamente com a vida é uma caixinha de surpresas. E a bondade, solidariedade, gentileza, compaixão tornaram se um artigo de luxo, algo que não se encontra mais em qualquer lugar.
E durante a caminhada passaram por mim algumas pessoas deficientes (definição: imperfeição, falta, lacuna.), e senti uma força tão grande nessas pessoas, mais forte do que qualquer pessoa "completa" que passava por elas. Um senhor me chamou muito a atenção. Os traços dele são de um homem que foi muito bonito, que partiu muitos corações, deve ter tido muitos amigos, muitas festas ou não, mas ele caminhava com muita dificuldade, um pouco manco, um pouco torto, muito devagar passo por passo, e ao seu lado um cachorrinho o acompanhava, fiquei com aquela cena na minha cabeça, e pensei na força daquele homem. Quando tudo está contra ele, ou seja, ele poderia ficar em casa, sentado, esperando algo acontecer, afinal a caminhada é dificil, o dia não estava de sol, nada animador, mas ele luta pela vida, por algo que ele quer, sem muletas tampouco uma bengala, seu único apoio é o cachorrinho que o acompanhava fielmente. Quantas barreiras ele deve enfrentar todos os dias ao sair de casa, quantas vezes ele não se encontra em um estado de espírito não muito animador, por que sempre temos dias assim, mas mesmo assim algo maior o faz sair de casa e fazer sua caminhada. Por que? Talvez para se sentir melhor, talvez para se "encaixar" na sociedade, talvez procurando uma resposta..

A sociedade! Somos uma linda farsa. Padronizamos tudo, temos que estar de acordo com o que "nosso meio" considera normal. Mas quem é normal, o que é a normalidade?! Quem está certo ou errado?! Andar pelo caminho "certo" é uma regra inerente ao ser humano, pelo menos onde os olhos podem alcançar, por que já disseram: de perto, ninguém é normal! Carro do ano, roupa de marca, restaurante badalado, pessoas populares... quanta besteira!!! Nada na vida está totalmente certo. O que temos a nossa frente é um papel em branco pedindo para ser escrito, desenhado ou se transformar numa obra de arte, que seja, mas temos anseio em "andar conforme os padrões estabelecidos pela sociedade".

Então eu percebi que essa pessoas, "imperfeitas" são mais felizes, elas tem que enfrentar problemas de verdade e a maioria enfrenta. Adiante sempre! As minhas imperfeições me tornam especial, me tornam única, verdadeira, inteira, mesmo que me falte algo essencial. Essa importância que valorizamos tanto, não faz diferença quando estamos entre a vida e a morte. A vida é uma grande brincadeira, uma festa. Então viva, festeje, brinque, divirta-se, sorria mais, espalhe amor, alegria, solidariedade, gentileza eu tenho certeza de uma coisa: tudo se tornará mais leve, mais fácil, mais gostoso! VIVA!

Ela andava com os olhos dele e ele enxergava com as pernas dela. Ele guiava sem ver, ela andava sem se mexer! Isso é vida, é lindo, é mágico! Viva a vida!







Ovelha Negra

5 comentários:

  1. Lindo, lindo! tem tantos problemas maiores que o nossos, e as vezes é até injusto nos queixarmos. Tudo tem sua beleza...é só nos atentarmos!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito!
    vou seguir, podes seguir o meu tambem?
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Obrigada minhas queridas...Memória vc sempre conseguindo me entender!!
    Joana, vou visitar com certeza!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Elas ultrapassam todo obstáculo, não há limites para elas.

    Grande beijo'

    ResponderExcluir
  5. Com certeza De Scarpin, obrigada pela visita...volte sempre!!
    :D

    ResponderExcluir